.fb-comments { margin:10px; padding:10px; } .fb-comments h4{ color:#CCCCCC; /*--- ajuste a cor da fonte ---*/ font-size:18px; /*--- ajuste tamanho da fonte ---*/ font-weight:bold; padding:10px; }

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O que é a marca da besta?


Se existe algo que está intrínseco no imaginário coletivo das pessoas, são as coisas relacionadas ao futuro. As religiões possuem suas próprias interpretações e orientações futurísticas, haja vista possuírem suas próprias escatologias.

No meio evangélico isso não é diferente. A cada ano ampliam o arcabouço escatológico, mas a matriz continua a mesma. A visão pré-milenista, pré-tribulacionista é a mais usada no meio pentecostal, uma vez que também bebem na fonte do dispensaciolanismo e consequentemente abrem espaço para argumentos tão pífios quanto esse de que um CHIP de identificação tecnológico será a marca da Besta.

Não quero falar necessariamente da linha teológico-escatológica pentecostal, mas falar de que a marca da besta sendo um CHIP é um argumento antibíblico e muito difundido no Brasil no meio Evangélico, que a cada época tem uma nova moda escatológica. Hoje o problema se agrava pelas redes sociais.

USO DO CHIP

A base para todo esse alvoroço está em Apocalipse 13. 15 e 16
“Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte,”


Foi usando esse texto que muitos evangélicos acreditam que existirá um tempo em que o anticristo obrigará as pessoas a implantarem um Chip de identificação na mão direita ou na testa, favorecendo-os a comprarem, a venderem, ou exercerem sua cidadania na Grande Tribulação (período de 7 anos em que a igreja já teria sido arrebatada - trata-se de uma linha escatológica). Daí toda tecnologia que surge assemelhando-se a esse texto é tachada de imprópria e perigosa. São muitas as especulações.

Houve um período que a marca da vez era o código de barra. Hoje os mais atrasados estão no CHIP que parece um grão de arroz; os mais atualizados, e não menos equivocados estão numa espécie de computadores vestíveis como tatuagens temporárias.


A implantação de um CHIP na mão, não é algo novo, por isso essa tecnologia já está defasada. Em muitos lugares muitas pessoas já fazem uso como forma de favorecimento de identificação em idosos e deficientes. Ainda tem aqueles que implantavam para armazenar bitcoins. Enfim, o tal CHIP parecido com um grão de arroz que será inserido na pele de uma forma tão invasiva, não pode ser visto mais como tecnologia de ponta.

Hoje por exemplo a tecnologia caminha por outros campos. A identificação facial é uma delas. Quem sabe os evangélicos vão associar isso a marca da besta daqui uns 10 anos, uma vez que vivem atrasados.

O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO

O livro do apocalipse possui muitos simbolismos. Sua leitura deve ser pautada na observação de tais símbolos e comparações, e acima de tudo nos ensinos de Jesus. A leitura sem essas observações, fará com que surjam interpretações completamente equivocadas e mirabolantes.


Especificamente no Capítulo 13 e no versículo 16, quando fala do sinal/marca na testa ou na mão, o

sentido não é literal. Se você quiser literalizar isso, você precisará literalizar muitas outras partes do livro. Por exemplo, quando a Bíblia faz uso de galardão como coroa, ou que as ruas da Jerusalém celestial são de ouro; isso não se encaixa em nossa fisicalidade, mas é uma tentativa de descrever o que é lindo e imensurável a partir do que era comum para João. Observando outras passagem chegaremos a esse entendimento, uma vez que na interpretação Bíblica existe algo chamado de contexto e sempre deve ser levado em consideração.

Se você gosta de literalizar o livro do apocalipse e trabalhar que a marca da besta de Apocalipse 13.16 é um CHIP de identificação tecnológico, que tipo de interpretação você daria para o Capítulo 9?
“O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra. Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus.”

Na sequência dos versículos acima, (a partir do 7) o texto vai dar uma descrição do infortúnio enviado à terra. Os seres possuem: Aparência de gafanhoto, semelhante a cavalos, coroa na cabeça, rosto de homem, cabelo de mulher, dentes de leão, couraça de ferro e ferrão de escorpião. Literalize isso e veja o monstro hollywoodiano que vai caminhar sobre a terra. Percebes o erro? Tudo isso vem de forma simbólica. Do mais só serve para causar espanto aos ignorantes.

Outrossim, literalizando a marca da besta como um CHIP de identificação tecnológico, que tipo de interpretação você daria para o versículo 4 do capítulo 9, que diz que os males advindos serão somente para aqueles que não possuírem na testa a marca de Deus?. Será que os salvos terão também um CHIP??? Claro que não! Percebes a bobagem dita?

O texto fala da mesma forma que o livro como um todo diz que a Besta possui várias cabeças, que o diabo é um dragão (algo mitológico), que existirão cavaleiros que trarão guerra, fome e morte, etc. Se consigo achar o simbolismo nas muitas cabeças da besta, porque não consigo achar no sentido da marca?

O QUE SIGNIFICA A MARCA DA BESTA?
No Cap. 13, João, o autor, simplesmente faz uso de imagens cotidianas para explicar como as ações das pessoas estavam e estariam a mercê de um espírito déspota e ditatorial, contrário aos ensinos de Cristo, o anticristo. Como diz Caio Fábio, Roma era a inspiração imediata do autor, e que se transforma numa inspiração arquetípica de algo infinitamente maior para outros tempos. Algo que abraçaria a terra inteira. Daí ele fazer uso das marcas na testa e na mão;


O império Romano marcava os escravos assim, na testa e na mão. Quem os olhassem saberiam que eram escravos. João utiliza-se desse contexto para trazer uma verdade ainda maior. Ele fala de condição de alma e de ações. Eram escravos de mente e de ações (cabeça e mão). Pensavam como escravos e agiam como escravos.

Possuir a marca da besta na testa ou na mão, significa dizer que tais pessoas pensam (testa) conforme o anticristo, e agem (mão direita) conforme os ditames contrários ao Evangelho.

Olhando dessa forma entendemos que muitos já possuem tal marca. Possuem mentes e ações burras, não sabem pensar, e já foram marcados como gado para pensarem e procurarem CHIP onde não existe. Se pensas assim, você já está servindo, pois essa é a ideia, o controle do anticristo inicia-se naquilo que ele quer que as pessoas pensam.

Chega de acreditar que o que me liga ao Anticristo, ou ao diabo, são meios externos, ou o uso ou não uso de uma tecnologia. Parem, por favor! É por isso que já colocaram a culpa no rádio, na televisão, no vídeo-game, no facebook, no whatsapp, no Pokemon Go. Ter uma marca não caracterizava ser do mal ou do bem, mas alguém que estava debaixo de um jugo de opressão. Hoje vivemos nessa esfera tecnológica. Não existe a possibilidade de negarmos isso. Você para ler esse texto está fazendo uso da tecnologia, mas não necessariamente servindo ao diabo.

O que lhe vincula ao Anticristo e ao diabo é se o seu coração é mau. E disso o mundo está cheio. Vivem com ódio, com sentimos de vingança, e postando para todos tomarem cuidado com o CHIP da Besta. Se és um desses, você é um besta, já foi marcado faz tempo!

Uso e sempre usarei as tecnologias, mas nunca serei do diabo. E Sabe pq? Pq meu coração é de Jesus. Sendo assim, o que poderá me separar do amor de Deus? O perigo, a espada, o presente, o porvir, os principados, a internet, os chips, a informática, o vide-game, os anjos?....NADA ou nenhuma outra criatura, poderá me separar do amor de Deus que está em cristo Jesus.

Gilmar Caetano Tomáz

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gospel Prime