.fb-comments { margin:10px; padding:10px; } .fb-comments h4{ color:#CCCCCC; /*--- ajuste a cor da fonte ---*/ font-size:18px; /*--- ajuste tamanho da fonte ---*/ font-weight:bold; padding:10px; }

sábado, 27 de maio de 2017

Isso é ser missionário?


"Ainda há mais de 100 tribos indígenas não alcançadas pelo Evangelho na Amazônia Brasileira."

Assim está escrito na foto acima como legenda.

Tal discurso, ou empreendimento religioso, soa como o cumprir do ide de Jesus para uns, ou uma tentativa de ganhos financeiros para outros. Você parou para pensar, que podemos ter uma outra vertente? A ignorância no entendimento das pessoas do que é ser missionário de fato.

De um lado estão aqueles que acreditam que a atuação da foto é legítima, pois a pregação da “palavra” se efetiva na ida de pessoas (missionários) em terra distantes, para falar aos nativos ou outros povos, aquilo que aprenderam em sua igreja/paróquia de base. Do outro, aqueles que por experiências traumáticas com religiosos já estão um tanto sem paciência para o assunto. rsrs

Quero me dirigir ao primeiro caso. Enquanto tiverem o pensamento da legitimidade divina de tal atitude, nada e nem ninguém mudará tal percurso de ideias. É claro que já tive esse pensamento, mas hoje sei o quanto estive errado em diminuir Deus ao ponto de sequestra-lo.

Muitos “crentes” por falta de um bom entendimento bíblico e da simplicidade da vida, enxergam Deus através de seus óculos institucionais, ou por aquilo que aprenderam. Quando esses “crentes” legitimam atitudes de muitos supostos missionários que vão até os índios, demonizam tudo o que fazem, impõe-lhe um medo terrível do inferno e no final os vestem de terno e gravata para mandarem ao jornalzinho da igreja, nunca entenderam o que o Apostolo Paulo escreveu em Romanos 2, nem tão pouco o que Jesus fala sobre salvação a todos os povos.

Aqui vai uma canja 
Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. Romanos 2. 12-16.

Entendeu? Paulo é enfático ao dizer que os gentios, que não tem o entendimento ou a roupagem da crença daqueles que se julgavam conhecedores, serão julgados segundo o que conheceram. Até pq todos já possuem a norma da lei gravada no seu coração, ou o fenômeno do certo e do errado. Esses obedecem de forma espontânea e não obrigatória. O critério sempre será o amor, mesmo que não tenham consciência objetiva da lei.

“Crentes”, entendam que todos os homens nascem com essa consciência, ou com essa luz de Cristo e seu amor. Não sob a luz do cristianismo. Aqui separo categoricamente Cristo do Cristianismo.

Acometidos pelos problemas da imposição deste (cristianismo), já basta nós. Que Deus livre os índios de receberem o mesmo infortúnio. É bem verdade que quando um bem-intencionado, levando não por palavras, mas por atitudes o amor do evangelho (como já foi visto muitos), somado a luz já inerente no coração dos índios, é maravilhoso, é esplendoroso. Agora, quando vai um missionário religioso, doutrinador, o resultado é esse que nos acometeu a partir de Constantino e de Teodósio, na qual o cristianismo, matou, violentou, e vem desumanizando povos ao longo dos anos.

Os “crentes” deveriam saber que Paulo no vr. 16 (no texto acima) e Jesus em Mateus 8.11 diz a mesma coisa: Ou seja, falam que apesar de muitos “crentes” reivindicarem a salvação para si, por pertencerem a um grupo religioso, poderão estar do lado de fora, quando os que estão dentro, poderão ser exatamente aqueles na qual a religião mais condena: Jesus disse: Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Paulo disse: no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. Crentes/evangélicos, crentes/católicos, etc., aqueles que na sua presunção de salvação e verdade, na qual negavam a essência do evangelho inerente em cada um, ficarão de fora.

É triste dizer, mas é por isso que muitos jovens com um pouco mais de percepção, tem pegado nojo desse meio religioso; e muitos equivocamente associam Cristo ao Cristianismo.

Mateus 21.31: Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Ou seja, os que vcs julgam alienados, burros, indoutos, índios pagãos, gays pecadores, estão à frente de vcs no entendimento do Reino, e na vivencia deste. E aqueles que já estão catalogados como salvos pelo cartório das denominações ou instituições, ficarão de fora mesmo dizendo: Senhor em teu nome expulsamos demônios, fizemos maravilhas (Mateus 7); ou íamos em igrejas, crismei, dava o dízimo, etc. Para esses ele dirá: nunca vos conheci, apartai-vos de mim.

O texto de Romanos (um dos mais lindos da Bíblia, mas que insistem em interpretar ao bel-prazer) desbaratina toda e qualquer suposição religiosa salvacionista por meio de um credo dogmático. Todos sabemos que a ótica religiosa que prevalece desde tempos, é a que acredita por pressupostos pagãos de uma existencialidade que ainda não entendeu o evangelho de Jesus, de que ser de uma religião, nesse caso cristã, é algum tipo de trunfo espiritual. Paulo no versículo 16 do cap. 2 de romanos, dá um hadouken ou uma bicuda mesmo, nessa besteira de pensamento. Ainda diz que os que não sabem de nada, mas que gentilmente e em amor vivem em sinceridade e buscam a paz entre os homens, esses serão salvos.

Acontece que as instituições acreditam que como “representantes de Deus” na terra, precisam ir, pregar, batizar e colonizar, acreditam que Deus não terá condições de falar por si próprio aos povos. Rsrsrs...Tal deus é, como diz Caio Fábio, somente um sequestrado das religiões, que fazem deste o que bem querem. Eta “deus tôpera”.
Deus não é cristão/judaico, espirita, nem tão pouco religioso, não precisa de programa de tv, não precisa de templos, não precisa de internet, não precisa de apresentações formais, pois ele aparece nos lugares mais simples e em lugares que estão dispostos a viverem em amor. Seja numa igreja cristã, ou numa oca indígena: Mateus 18.20 “Onde estiver dois ou três, reunidos em meu nome, ali estarei no meio deles. 

Agora, quando alguns sabem que são privilegiados em ao menos não atrapalhar, e através de uma motivação engendrada no cuidado com o outro, resolvem pelo exemplo, e quando necessário por palavras, falar desse amor. Aí eu dou valor. O que não é o caso de muitos e provavelmente (pelo histórico) da senhora da foto. Beijos no coração.

Gilmar Caetano Tomáz

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gospel Prime